Toda vez que realizamos uma viagem, é normal ficarmos tão empolgados com as possibilidades de passeios que esquecemos dos pequenos detalhes que precisam de atenção. Um deles, é a questão do roaming. Você sabe o que é?

Pense na sua operadora. Será que ela possui cobertura internacional? É provável que não, algumas delas não possuem nem mesmo cobertura nacional. O roaming pode ser ativado justamente para utilizarmos nosso celular fora da área de cobertura da operadora.

O que acontece, é que emprestamos uma rede do local em que estamos para concluir o processo. Isso também gera taxas extras que variam de acordo com a sua operadora, o lugar em que está e o tipo de serviço usado (ligação, SMS ou internet). Além disso, também é cobrada a taxa normal que você pagaria pelo serviço.

Recentemente uma grande mudança foi anunciada pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia. A partir do dia 15 de junho, todos os países membros da UE deixarão de cobrar taxas extras de roaming. Facilitando muito a vida de turistas.

É importante ressaltar que essa mudança vale apenas para contas de celulares europeus. Isso significa que uma conta brasileira ainda pagaria taxas de roaming. Contudo, várias operadoras da Europa oferecem facilidades para turistas estrangeiros criarem contas temporárias.

Vale a pesquisa para saber se é algo que compensa ou não para você.

Se prefere manter sua conta brasileira. As principais operadoras do país oferecem suporte completo ao continente europeu com diversos tipos de pacotes. Alguns englobam apenas um tipo de serviço e outros contemplam todos eles (com limites de uso), com cobranças diárias ou por pacote.

Seja como for, a questão do roaming é algo que deve ser avaliado antes de qualquer viagem. Evite desgaste e estresse durante a experiência.