O nome Zadar pode não ser muito comum, mas essa cidade na Croácia possui um apelo bem popular entre turísticas: o pôr do sol. Zadar tem a fama de ter o pôr do sol mais bonito do mundo. E muita gente vem até aqui para ver isso de perto.
Localizada na costa leste do Mar Adriático, é a capital do condado homônimo. Um fator bem interessante é que possui uma das maiores percentagens de moradores nativos, ou seja, dos cerca de 72 mil habitantes 92% são nascidos na Croácia.
A região inteira tem mais de 3 mil anos de história e por muito tempo, foi considerada capital da região de Dalmácia, isso rendeu diversas atrações que vão de monumentos históricos e culturais a belezas naturais.
Dentro dessas, o grande destaque fica por conta da cidade medieval amuralhada, considerada super bem preservada em nível global. Além disso, o Órgão do Mar e o Saudação ao Sol, merecem ser citadas.
Cidade amuralhada
Apesar de serem um dos maiores símbolos da cidade, essas muralhas serviam como proteção da cidade por centenas de anos.
Dentro de seus portões é que fica toda a movimentação: lojas, restaurantes, bares e monumentos.
Órgão do Mar e Saudação ao Sol
Mesmo com a grande fama do pôr do sol, o grande protagonista nem chega a ser a estrela brilhante. Às margens do mar adriático, o Órgão do Mar (Sea Organ) e o monumento Saudação Ao Sol (Greeting to the Sun) são as grandes estrelas.
O primeiro funciona quase como um tipo de instrumento de música natural. Ele foi instalado numa escadaria e, através de um sistema de canos submersos, ser tocado de acordo com o movimento das ondas.
Já o Saudação Ao Sol é um grande círculo de 22m de diâmetro que têm placas de vidro com células solares que absorvem a luz ao longo do dia e se acendem durante a noite, criando um show de luzes e cores