A cidade de Poperinge é um modelo perfeito de cidades pequenas e calmas que escondem incríveis destinos turísticos. Talvez não pelos monumentos, estruturas eventos ou qualquer outra coisa específica, mas sim pelo lugar ser um simples achado em meio a todo o caos dos lugares mais populares.
De fato, a cidade não é muito grande (mesmo para os padrões belgas), mas nem por isso não possui seus destinos de visita.
A maior fama do lugar vem pela sua ligação com a cerveja, tanto é que um dos mais populares festivais da região sobre a bebida acontece na cidade, evento responsável por arrastar centenas de turistas para essa celebração da cerveja.
Não é de se estranhar, já que o município é o berço de criação e ainda abriga a fábrica principal de uma das mais tradicionais cervejarias de todo o velho continente, a Westvleteren. Além disso, a cidade também a localização de uma das maiores plantações de lúpulo. Fator que fez com que a cidade ganhasse o título de capital do lúpulo.
A ligação com a cerveja é tão grande que o governo local criou um tour especial chamado de “caminho do lúpulo”. Pequenas placas com uma semente de lúpulo guiam os turistas por qualquer construção ou rua que tenham algo relacionado com a história da bebida com a cidade. O destino final é nada mais, nada menos do que do o recém inaugurado museu da cerveja, que promete retratar não só o histórico da bebida na cidade, como no mundo todo.
Entendemos que depois de tanto lúpulo, alguns podem querer ver outras coisas. Para isso, Poperinge possui os chamados cemitérios militares. Historicamente, a cidade foi importante nas duas grandes guerras mundiais.
Na primeira, estava localizada na linha de comunicação entre a base aliada e o campo de batalha e por isso recebia muitos feridos. Mais de 10 mil corpos foram enterrados em cemitérios da região.
Na segunda, a cidade foi alvo de duros ataques e sem muita estrutura ou defesa, foi totalmente destruída e deixada literalmente aos destroços. O fato de ter sido reconstruída do zero é um importante marco para o povo de lá.