Todos sempre imaginam como seria viver num reino de contos de fadas, repleto de castelos monumentais, estradas trilhas cruzando belos bosques e campos. Se há um lugar no mundo real que pode assumir facilmente esse posto é o Vale de Loire.
Localizado a cerca de 132 km de Paris, o local fica em torno e pelas margens de toda a extensão do rio Loire, para completar a região possui cerca de 300 châteaux.
Todos eles datam de momentos entre os séculos XV e XVIII, período em que a moda começou com os monarcas das dinastias Valois e Bourbon e se alastrou ao ser aderida por outros nobres. Os mais interessante é que o bom gosto comum reinou durante esses 3 séculos, e parece que todos seguem uma estética conjunta, apesar de serem estruturalmente diferentes também se complementam muito bem.
É válido comentar que existe uma ambiguidade em relação a palavra francesa “château”. Isso porque a mesma pode ser traduzida tanto como castelo quanto como palácio, por isso chega a ser complicado descrever as construções do vale. Seja como for, são todos espetaculares.
Conheça também as belezas da Croácia.
É uma região magnífica e, anualmente, serve como ponto de interesse para mais de 4 milhões de turistas. O mais legal é que é possível se hospedar em vários dos châteaux sem precisar desembolsar uma fortuna, além de ser considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2000.
Entre as opções, existem aqueles que são interessantes pelo grande valor histórico e os que são apenas belíssimos. No primeiro caso, pode-se citar o Château de Chambord, antigo pavilhão de caça do rei Francisco I, além de também ser o maior e mais grandioso de todos.
Um exemplo de beleza é o Château de Chenonceau, que parece estar emergindo do fundo do rio, refletindo sua própria imagem nas águas do rio Cher.
Aumente o som e confira a ligação da Europa com a música.
Como não poderia deixar de ser, o Vale do Loire também possui uma gastronomia bem distinta. É possível encontrar opções que vão desde vinhos leves e frescos a uma grande variedade de frutas e verduras frescos (como aspargos, framboesas, morangos e cogumelos).
O mais divertido do Vale do Loire é justamente não montar um roteiro de viagem. O vale é um verdadeiro sonho na Terra e serve justamente para se desconectar de uma típica viagem turística, além de te fornecer a experiência de se hospedar em castelos dignos de qualquer conto clássico. Não é um local para passar apenas um dia, mas sim se perder por pelo menos uns 3 ou 4 dias.