Para todos os efeitos, o Monte Saint-Michael é um verdadeiro reino medieval. Com direito a uma abadia (que mais parece um castelo) fortificada por altos muros e um vilarejo interno, tudo centralizado em uma ilha rochosa no meio da França, perto do foz do rio Couesnon.

O lugar atrai milhares de visitantes todos os dias e é localizado a apenas 350 km de Paris, bem na fronteira da Normandia com a Bretanha.

Bem, como dito anteriormente o Monte Saint-Michel não é um castelo. A região murada abriga um vilarejo medieval, um mosteiro e uma magnífica Abadia que dá nome ao monte. Para quem não sabe, Abadias são comunidades monásticas e religiosas lideradas por representantes espirituais. Eram muito comuns na idade média da Europa.

No ano de 708, o bispo de Avranches, Aubert, mandou construir no monte Tombe um santuário em honraria ao arcanjo São Miguel Arcanjo (Saint-Michel).

Durante o século X, monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. Quando a França e Inglaterra entraram na chamada Guerra dos Cem Anos, o Saint-Michel tornou-se a principal fortaleza de interesse. Contudo, ela provou-se totalmente impenetrável e resistiu a todas as tentativas inglesas de tomá-la. Com isso,virou um tipo de símbolo da identidade nacional francesa.

Hoje, visitar o monte e o vilarejo é fazer uma viagem completa à era medieval europeia. Será possível se sentir dentro de qualquer história ou filme que você já tenha visto, devido ao tamanho da preservação do lugar.

Por isso (e também devido ao tamanho do lugar), percorrer o vilarejo exige preparo físico. Por prezar a preservação máxima de outros tempos, Saint-Michel não possui nenhum tipo de acessibilidade, como elevadores ou outras obras.

O ideal é se programar para passar alguns dias por lá, para conseguir visitar e aproveitar tudo. Existem alguns hotéis em funcionamento, assim como lojas e restaurantes de todos os tipos (a maioria tematizada).

Obviamente, a atração principal é a Abadia de Saint Michael. Ela é aberta para visitação, mas é preciso pagar 10 euros para comprar o ingresso. Ao todo, a construção possui 22 salões e cada um com características arquitetônicas diferentes.

Os principais destaques para o público são:

  • A igreja abacial (construída nas primeiras décadas do ano 1000 e restaurada no século XV);

  • O claustro (com um lindo jardim interno rodeado por colunas que apresentam desenhos em perspectiva hipnotizantes e de onde se tem acesso a outros lugares centrais;

  • A cripta dos grandes pilares (construída no século XV para sustentar o novo coro gótico da igreja);

  • O topo da Abadia (de onde é possível observar e se encantar com o pôr do sol e uma com uma vista maravilhosa para a baía).

O lugar foi declarado, como monumento histórico em 1987 e figura desde na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979. Algo que é totalmente justificável por todos que fazem uma visita ao lugar