Game of Thrones é uma das séries mais populares e influentes da atualidade. As crônicas de gelo e fogo conquistaram o mundo com suas tramas políticas, personagens marcantes e cenários magníficos do reino de Westeros.

Só que muitos acabam se esquecendo que para dar vida a esse lugar medieval onde o jogo dos tronos acontece, é preciso misturar computação gráfica com inspirações em lugares reais.

Nesse artigo, vamos listar 5 destinos da Europa que serviram como inspiração ou locação para cenários da série.

Winterfell ou Castelo Ward, Irlanda do Norte

Com seu terreno de 400 hectares, o Castelo Ward serve como locação para um dos principais cenários da série: Winterfell, lar da família Stark.

No mundo real, localiza-se na Irlanda do Norte, perto da aldeia Strangford, no Condado de Down. Hoje, é propriedade do National Trust, mas em 1570 pertenceu à família Ward (sua construção ocorreu a pedido de Nicholas Ward).

É possível fazer um tour guiado pelo local que mostra os lugares dentro do terreno que mais apareceram na série.

Escadarias do Septo de Baelor ou Jesuit Staircase, Croácia

Uma das cenas mais marcantes envolvendo a personagem Cersei Lannister acontece nessa locação. Ao topo da escadaria fica a catedral de St Ignatius, que foi erguida por volta de 1700 e é uma das poucas construções arquitetônicas de origem romanas a serem vistas na Croácia.

O lugar fica na cidade de Dubrovnik que por sinal, também é usada como cenográfica para a cidade de Porto Real dentro na série.

Jardins de Água ou Alcázar de Sevilha, Espanha

Nem só de Westeros vive Game of Thrones, personagens e eventos importantes tem relação direta com outro continente: Dorne.

Para representar esse lugar tão diferente, escolheram o palácio Alcázar de Sevilha, na Espanha. Originalmente, foi desenvolvido por reis muçulmanos entre os séculos XI e XVI.

Se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO e é o palácio real mais antigo ainda em uso na Europa. Além de também ser um dos melhores exemplos de arquitetura mudéjar na Península Ibérica.

Além da Muralha ou Grjótagjá Cave, Islândia

Se você achava que aquela cena com John Snow e Ygritte acontecia em qualquer caverna, bom… você não sabe de nada!

Grjótagjá Cave possui aparência mística graças a sua localização na Islândia. Trata-se de uma pequena caverna de lava que contém uma fonte termal natural perto do lago Mývatn.

Em 1970 chegou a ter moradores fixos, mas a temperatura da água começou a subir para níveis perigosos e isso forçou todos a se afastarem até a década de 90, quando voltou a ser usada em banhos termais.

Pedra do Dragão ou Downhill Strand, Irlanda do Norte

O lugar para onde Daenerys Targaryen se esforça tanto para retornar é, na verdade, uma belíssima praia na Irlanda do Norte. Possui aproximadamente 11 quilômetros de extensão e é designada como área de interesse científico especial e zona de conservação pela ONU.

Quem ganhou bastante foi a cidadezinha próxima chamada Londonderry, que nunca viu um turismo tão alto desde que Game of Thrones começou a ser exibido