Pode parecer meio bobo, mas muitos acreditam que a descendência latina se concentra única e exclusivamente nas Américas (em especial América do Sul). Contudo, existem vários países europeus que ainda mantêm essa herança cultural e linguística.
Chamada de Europa Latina, esse conjunto é basicamente composto pelos países de descendência do Império Romano. Legado que pode ser visto na cultura e tradições mais proeminentes, passando pelo idioma, festas, religião, gastronomia e etc.
Inclui países como: a Itália, França, Portugal, Romênia e a Espanha. Assim como alguns pequenos Estados, como: Mônaco, Vaticano, São Marinho e Moldava que também fazem parte.
O mais interessante, é que apesar da herança romana ainda estar presente, o tempo trouxe formas diferenciadas de desenvolvimento e adaptação (como em qualquer outra sociedade). Isso garantiu que cada um desses locais tivesse cultura própria.
Viajar para Europa Latina é viajar para um local novo e cheio de diferenças, ao mesmo tempo que também é repleto de similaridades e uma constante sensação de familiaridade. A facilidade de comunicação em alguns deles, como Portugal, também é uma grande ajuda de percurso.
O legado do Império Romano pode ser visto em todos os países, seja na arquitetura, na maneira que a cidades são projetadas, na arte e em monumentos.
Por questões óbvias, a Itália ainda é o grande epicentro de todo esse histórico. Em cada esquina você encontrará uma referência direta, seja em forma de escultura ou outro monumento.
Ainda assim, os outros países também possuem seus resquícios. Em Portugal, por exemplo, existe o Templo Romano de Évora. Já na França, existe o Arènes de Lutèc, um enorme anfiteatro romano do século I no meio de Paris.
Muitas pessoas gostam tanto da ideia, que montam roteiros de viagem focados em visitar todos esses pequenos segredos escondidos. Outras, fazem um tour no conjunto apenas para manter a sensação misturada de semelhança e novidade.
O importante é que visitar qualquer um desses países, sabendo o que visitar, tornará sua experiência única