A cidade Saransk é uma das menores cidades da Rússia, mesmo servindo de capital da República da Mordóvia (uma divisão federal da Federação Russa, que faz parte do distrito federal de Privoljski), possui cerca de apenas 300 mil habitantes (em diminuição).
Esse decréscimo da população de Saransk é um fenômeno típico das capitais das repúblicas e oblasts da Federação Russa que perderam a competitividade de sua área indústrial, consideradas obsoletas para os dias atuais. A maioria foi construída na época da União Soviética e, em geral, não resistiram à competição de uma economia mais aberta e com a entrada de produtos importados.
Apesar disso, a cidade não deve decepcionar em termos de turismo. São mais de 40 igrejas e capelas, diversos museus, galerias de arte e teatros que impressionam pelo tamanho e com arquitetura rica em detalhes tipicamente russos.
Museu de Belas Artes da República da Mordóvia
Esse museu é um ótimo exemplo da imponente arquitetura russa presente na cidade. O lugar possui mais de 1500 itens (contando as pinturas, as esculturas, os objetos históricos e o artesanato folclórico). Os destaques ficam com as obras do escultor Stepan Erzia (1876-1959) e do pintor Fedot Sychkov (1870-1958), artistas nascidos na República da Mordóvia.
Parque Alexander Pushkin
Rodeadas por parques, as praças e ruas da cidade são quase sempre enfeitadas por monumentos que homenageiam figuras ou datas históricas.
O Alexander Pushkin é um dos mais belos, pois é o melhor lugar para ver gente de todas as idades se divertindo ao ar livre. Bastante florido, com direito a lagos, fontes, esculturas “vivas” (feitas com plantas), zoológico, playground com roda-gigante e jogos de xadrez de tamanho gigante.