Localizada no sul da Rússia, a cidade Rostov do Don (também chamada de Rostov sobre o Don) ganhou esse nome porque fica às margens do rio Don. Fundada por volta de 1749, é considerada nova dentro dos padrões russos.

É um importante centro comercial, industrial e de transportes que liga ao mar de Azov por um profundo canal. Dentre as indústrias, estão grandes nomes russos de construção naval, fabricantes de produtos químicos, maquinário agrícola, equipamento elétrico e materiais de construção.

Além dessa força industrial, Rostov do Don também possui várias instituições de ensino superior, entre elas três universidades importantes no país.

Na época da Copa do Mundo de 2018, a Rússia estará em época de verão. Por isso, para aproveitar bem a cidade, passeios por parques e pelo zoológico local são boas escolhas.

Outra opção é visitar igrejas e outros prédios culturais/históricos. Isso porque como em grande parte do país, as igrejas fazem parte das atrações turísticas, assim como os museus. O rio Don ainda garante várias praias de água doce para refrescar nos dias entre os jogos.

Não muito longe do centro da cidade, fica a aldeia Starotcherkasskaia. Por lá, os habitantes locais guardam cuidadosamente os costumes de casacos de séculos passados, ou seja, uma balde cheio para turistas.

Para os interessados em gastronomia, se preparem para provar a tradicional sopa de peixe do local. Chamada de Ukha, a receita pode ser feita com diferentes tipos de peixes do próprio rio Don. Isso torna a experiência bem diferente em cada estabelecimento que decidir experimentar.

Uma curiosidade é que a cidade é a única sede que receberá cinco jogos do Mundial. Serão quatro da fase de grupos e um das oitavas. Por isso, se hospedar em Rostov do Don pode trazer facilidade para aqueles que querem ver muitos jogos