Vamos começar o mês de outubro conhecendo mais sobre uma nova cidade sede da Copa do Mundo de Futebol de 2018, que como todos sabemos ocorrerá na Rússia.
Kazan, ou Cazã, é a capital e também a maior cidade da República do Tartaristão (o equivalente a um estado na Rússia). Além disso, Kazan é a terceira maior cidade de todo o país.
O lugar é tido com um dos mais importantes centros culturais e industriais da Rússia e apesar de possuir monumentos e relevância histórica, costuma ser deixado de lado pela grande massa de turismo. Algo que tende a mudar com a chegada da Copa do Mundo, no ano que vem.
Conheça mais sobre a cidade sede Sochi.
O mais interessante a respeito da cidade é, sem dúvidas, a dicotomia cultural presente no lugar. Ali a cultura muçulmana é forte (graças ao histórico tártaro), e ela se mistura de forma impressionantemente harmoniosa com o lado cristão (e a descendência eslava) de parte da população. Ali é a tradicional capital muçulmana da Rússia, mas, ao mesmo tempo, é uma clássica cidade europeia.
Essa mistura se tornou símbolo de respeito e convivência amigável entre religiões tão diferentes, algo que pode ser visto como quase impossível nos dias de hoje. O Kremlin de Kazan é a representação máxima dessa amizade, pois o lugar é uma espécie de mesquita e catedral juntas.
Conheça mais sobre São Petersburgo.
Essa mistura também pode ser vista nas ruas do lugar, que possui uma paisagem bem mista (tanto tendendo para a cultura islâmica quanto para a cristã). Não há registros nos últimos anos de nenhum conflito ou atrito grave de cunho religioso, tornando a cidade um exemplo de respeito e união a ser seguido.
Vale lembrar que três nomes muito importantes para a história da Rússia nasceram, viveram ou estudaram em Kazan, são eles: Leon Tolstói (ícone da literatura russa), Lênin (fundador da União Soviética) e Feodor Chaliapin (cantor de ópera).
Todo esse simbolismo torna a cidade uma referência não só para o evento esportivo, mas também um reflexo de como a população mundial deveria se comportar perante as diversas vertentes que cada um pode escolher seguir.