Uma das cidades mais populares da Espanha e também a capital da província de mesmo nome. Não confundir com a capital do país, que é Madrid.
Barcelona é a maior cidade Catalã, tanto é que abriga as sedes mais importantes do governo da Catalunha: Generalidade da Catalunha (governo autônomo) e o parlamento autônomo.
Com uma arquitetura e visual distintos, o município recebeu grandes doses da criatividade de gênios como Gaudí e Domènech i Montaner. São deles estruturas extravagantes, como Casa Milá e Palau de La Música Catalana.
No centro da cidade, Passeig de Gràcia, é possível visitar as duas citadas e outras como Casa Batllò, Palau Guell e a mais famosa de todas: Sagrada Família, o inacabado templo católico que transcendeu a religião para se tornar o símbolo da cidade.
É interessante notar que as cores chamativas são contrastadas com as sombras projetadas nas vielas estreitas do Barri Gotic (Bairro Gótico). Isso acontece graças aos vários casarões e fachadas enegrecidas com o tempo. Se aventurar nesse bairro é conhecer diversos tipos de bares e um comércio especializado em produções locais, como chapeleiros, barbeiros e alfaiates.
Por outro lado, a orla marítima da cidade surpreende com incríveis praias e opções culturais em Port Veil. Existe até mesmo uma elegante passarela que faz as vezes de ponte levadiça para os iates estacionados na marina.
Além disso, atrações como o l’Aquarium, o Museu de História da Catalunha, o Imax Barcelona e o Palau del Mar deixam a região portuária com um ar cosmopolita e cheio de glamour.