A Ilha da Madeira, é a principal ilha de um arquipélago situado a sudoeste da costa de Portugal, integra a Região Autónoma de Madeira no país.

Para quem não sabe, essas regiões são parcelas do território nacional que, pelas suas características específicas, foram dotadas de um estatuto político-administrativo e de órgãos de governo próprios, incluindo assembleia legislativa e o governo regional.

Graças ao seu posicionamento geográfico e sua origem vulcânica, toda a ilha e em especial a capital e principal cidade, Funchall, possuem um clima tropical e paisagens que incluem vales, picos, florestas, montanhas e lagos.

O destaque, contudo, fica por conta do litoral recortado por falésias impressionantes, o interior repleto de campos floridos e vilarejos pequenos, com mercados de frutas e peixes.

A capital, se destaca pelo seu clima mediterrânico, com temperaturas amenas durante todo o ano, sendo a média anual de 19,6 ºC. Tanto é que no início do verão, especialmente no mês de junho, é comum o que chamam de "capacete do Funchal"pois toda a baía da cidade fica coberta de nuvens durante dias.

As chuvas propriamente ditas, só começam a cair por volta de outubro e duram até setembro. Por isso, é comum que os turistas prefiram visitar a Ilha de Maneira na estação seca, ou seja, entre maio e setembro.

Entre as principais atividades, é válido citar o Curral das Freiras, uma vila isolada na ilha e que no mês de Novembro promove a Festa da Castanha. Nos Carreiros do Monte, pode-se usar os cestos de vime como meio de descida, pois por conta do relevo acentuado eles já foram um importante meio de transporte e hoje, são atrações turísticas.

O Jardim Botânico da Madeira fica a 3 quilômetros do centro da cidade de Funchal e possui mais de 200 cachoeiras impressionantes, além de uma fauna e flora surpreendente