O Louvre está entre os museus mais famosos e mais visitados do mundo. Anualmente, estima-se que mais de 8 milhões de pessoas passam pelos corredores da meca da arte.

Ao todo, o lugar abriga mais de 35 mil obras em geral. Algumas, inclusive, que atravessaram a cultura mundial, como “Vênus de Milo” e a inigualável “La Gioconda”, também conhecida como Mona Lisa.

O palácio do Louvre foi construído em 1190, com um formato de castelo para o rei Felipe Augusto. Nessa época, toda a arquitetura tinha um visual mais bélico, com direito a torres e muralhas. No século XIV, a pedido do rei Carlos V, o lugar ganhou um status diferente e deixou para trás esse visual tão espartano. Quando a corte se mudou para Versalhes, o Louvre ficou jogado às traças. Até que em 1793, durante a Revolução Francesa, o palácio foi oficialmente transformado em museu.

Desde essa época o museu foi adquirindo cada vez mais obras e peças de vários lugares do planeta. Um fato interessante é que Jean François Champollion, o homem que decifrou a Pedra de Rosetta, foi o primeiro curador do departamento egípcio do Louvre.

Atualmente existem dispostas três seções: Sully, Richelieu e Denno. Entre elas, são divididas sete categorias de curadoria:

  • Antiguidades - coleções egípcias, gregas, romanas e etruscas;

  • Pinturas - principalmente francesas e europeias;

  • Antiguidades Orientais - itens do Oriente Médio, Mesopotâmia, norte da África e Índia ;

  • Esculturas;

  • Arte Decorativa;

  • Gravuras e Desenhos - com manuscritos, esboços e estudos de vários artistas;

  • Arte Tribal.

Existem três opções de entrada. A mais famosa é, sem dúvidas, a Pirâmide arquitetônica com 21m de altura. Por causa da fama, é também a mais cheia.

Para quem prefere evitar congestionamentos é uma boa opção é seguir pela entrada Porte des Lions ou pela Galerie du Carrousel. Ambas são mais tranquilas e fornecem o mesmo tipo de acesso aos visitantes.

Seja como for, o Museu do Louvre merece toda a fama que tem. Várias das maiores criações artísticas da humanidade estão expostas ali. Um verdadeiro passeio cultural.