O carnaval brasileiro é, sem sombras de dúvidas ou questionamentos, o mais famoso de todo o mundo. Contudo, em vários outros países também existem festas com o mesmo nome.

Seja para tentar replicar o nosso ou com outras origens e significados. Alguns, também são muito conhecidos, como o Carnaval de Veneza.

Apesar de alguns relatos, ainda não totalmente comprovados, de que a festa remonta desde os anos de 1260, os registros oficiais dizem que o evento começou no século XVI, quando a nobreza se fantasiava para sair e se misturar com a plebe. A idéia das máscaras surgiram daí.

Esse ano, o evento acontece entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro. Nessa época, as ruas da cidade vão ficar lotadas. A meta principal é a Piazza San Marco, onde acontecem os eventos mais importantes.

Apesar do evento ter seu foco nos desfiles com fantasias extravagantes, ainda existem outros mini eventos por toda a cidade.

Corteo Acqueo

Um desfile em barcos que atravessa todo o Canal Grande até chegar ao famoso Rio de Cannareggio. Com a chegada dos barcos, se abrem os stands eno-gastronômicos que oferecem ao público especialidades típicas de Veneza.

Premiazione della Maria

A coroação de uma espécie de “rainha do carnaval” de Veneza. Praticamente alguns dias antes acontece uma seleção por um júri de 10 pessoas de doze moças entre 18 e 26 anos que farão parte do desfile das Marias.

As Marias representam o sequestro e a liberação das 12 donzelas prometidas como esposa do Doge de 1039, Pietro Candiano III.

Volo dell’Angelo

Abertura oficial do carnaval de Veneza. Uma colombina (interpretada geralmente pela “Maria” eleita no carnaval anterior) desce “voando” o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale.

Na sua mão, ela segura um cetro para abrir oficialmente o carnaval de Veneza