Por centenas de anos a Grécia foi um império extremamente poderoso e até hoje diversos conceitos da sociedade mundial possuem traços e legados que vieram diretamente dos gregos, como a própria democracia.

Além disso, religiões, arquiteturas, artes, dentre outras coisas gregas moldaram diversas civilizações que vieram depois e por isso, o peso histórico do país é gigante.

Durante seus anos no poder, a Grécia fez questão de mostrar ao mundo a sua imponência através de diversos templos, muitos deles até em outras regiões. Atualmente, esses locais ainda permanecem como ruínas que mostram a força de uma nação.

Listamos 5 dos mais incríveis templos e ruínas gregas que valem a visita.

Paestum, Itália

Considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO, o Paestum se localiza na província de Salerno, na Campania, Itália.

O local é um verdadeiro conglomerado de ruínas gregas, incluindo 3 dos mais bem preservados templos gregos (2 para a deusa Hera e 1 para o deus Poseidon), um templo dedicado a Atena, um fórum grego, uma necrópole, dentre outras construções.

Éfeso, Turquia

Na antiguidade, esta cidade tinha um grande poder comercial e era um centro de culto a Cibeles e Artemis, respectivamente as deusas da fertilidade e da caça.

De todas as ruínas presentes no local, a que mais se destaca é a biblioteca de Celso. Construída como homenagem ao governador Celso Polemeno por seu filho, o cônsul Tiberio Julio Aquila. Na época de sua glória, a biblioteca chegou a abrigar cerca de 12.000 pergaminhos e milhares de valiosos manuscritos.

Delfos, Grécia

É óbvio que existem ruínas magníficas na própria Grécia e a região de Delfos é um exemplo perfeito disso.

Na mitologia grega, Delphi foi o local sagrado do oráculo de Delfos e um local importante para a adoração do deus Apolo. O recinto era um santuário Pan-helênico, onde a cada 4anos atletas competiam nos Jogos Píticos, o precursor dos Jogos Olímpicos modernos.

Ruínas de Tróia, Turquia

A trágica história da guerra de Tróia é bem famosa e já foi adaptada para diferentes tipos de mídia. Por isso mesmo, visitar as ruínas do local é algo fora de série.

Além de visitar as ruínas em si, os visitantes podem acessar o museu arqueológico que conta com escavações arqueológicas de 9 períodos diferentes da história humana.

Olympia, Grécia

É claro que o deus dos deuses, na mitologia grega, também teria seu próprio espaço de adoração. Olympia é o santuário dedicado a Zeus e foi a mais importante sede de competição esportiva da antiguidade, os Jogos Olímpicos.

Por lá, é possível conferir de perto as ruínas dos antigos templos, da academia e do ginásio circundado de oliveiras. A experiência de visitar Olímpia é algo, no mínimo, fascinante.