Em 2007, foram eleitas as 7 Maravilhas do Mundo Moderno. A votação e revelação oficial da lista ocorreu no Estádio da Luz, em Portugal. Isso incentivou o país a eleger as suas próprias sete maravilhas.

Essa votação e eleição interna serviu como incentivo a valorização do povo português em seus próprios monumentos e história. Uma tentativa de recuperar o interesse da população pelos belíssimos palácios, castelos, igrejas e mosteiros.

Foram avaliados cerca de 790 monumentos, lista que foi reduzida para 77 (baseando-se em uma votação preliminar com peritos e especialistas). Essa segunda lista foi reduzida para 21 monumentos finalistas, que então participaram de uma votação popular com mais de 350 mil portugueses.

Castelo de Guimarães

Localizado no distrito de Braga, a estrutura é datada anterior ao ano de 960. Tem ligação direta com períodos importantes ao país, como o Condado Portucalense e a própria Independência Portuguesa. Não é a toa, que é conhecida como berço da nacionalidade.

Castelo de Óbidos

Esse castelo fica no distrito de Leiria e é um dos pontos do país que já foi ocupado por diversos povos: Lusitanos ( no século IV a.C.), Romanos (século I), Visigodos (séculos V a VI) e Muçulmanos (século VIII).

Além disso, a região também possui provas de ocupação humana na era pré história.

Mosteiro da Batalha

O nome completo é Mosteiro de Santa Maria da Vitória e foi construído sob ordens de D. João I como homenagem à Virgem Maria pela vitória na batalha de Aljubarrota. é um dos maiores exemplos da arquitectura gótica portuguesa e também é considerado património mundial pela UNESCO.

Mosteiro de Alcobaça

Também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, foi a primeira estrutura plenamente gótica erguida em solo português. Sua construção ocorreu em 1178 pelos monges de Cister.

Eles, inclusive, permaneceram por lá até 1834, quando foram forçados a abandonar o mosteiro devido ao decreto de supressão de todas as ordens religiosas de Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos

É a mais notável construção monástica de Portugal e também uma das principais igrejas da Europa. Sempre foi muito ligada a família real portuguesa e hoje, ainda é visto como um dos mais importantes símbolos da nação.

Palácio Nacional da Pena

Uma das, senão a, principal representação do romantismo arquitetônico em todo o mundo. Até porque, foi o primeiro palácio nesse movimento a ser criado na Europa (30 anos antes do segundo, na Baviera).

O charme e as cores são facilmente associados com contos de fada tradicionais e isso é refletido diretamente em sua popularidade. É o ponto turístico português mais visitado anualmente.

Torre de Belém

Originalmente, sua função era proteger as margens da praia de Belém, mas com o tempo foi perdendo sua função e até sua vantagem geográfica.

Destaca-se pelo patriotismo latente em sua arquitetura e por isso é rodeado de decorações de brasões portugueses, como as cruzes da Ordem de Cristo.