Viajar para Europa causa uma grande animação! Afinal é sempre uma grande variedade de opções de roteiros e pontos turísticos. Por isso, é normal que haja um pouco de confusão e afobação.
Isso, quando não controlado, pode prejudicar toda a experiência da viagem e passar aquela sensação de que você poderia ter feito muito mais do que conseguiu. Mas calma, nada que um pouco de planejamento não consiga resolver.
Antes de qualquer viagem, o mais importante é pesquisar sobre o seu destino (em especial se você pretende fazer algum roteiro que inclua mais de uma cidade ou país). Pesquise quais são as opções do lugar que você vai e o que verdadeiramente te interessa dentre elas.
A Europa é famosa pela variedade e quantidade de pontos interessantes para conhecer e visitar, independente se você busca arte, cultura, histórica, compras, badalação, etc. Sendo assim, se você deixar para decidir na hora o que pretende fazer pode acabar sem fazer nada.
Isso também inclui os meios de transportes que pretende utilizar. Como continente bem desenvolvido, o sistema público de transporte da Europa é extremamente eficiente e bem montado.
Viagens de trens costumam ser a melhor opção, pois além de serem relativamente rápidas para cobrir longas distâncias, também são uma experiência incrível que passam por paisagens belíssimas.
Ainda assim, há quem prefira viajar com carro alugados. Nesses casos, confirme se a companhia permite que você cruze fronteiras. É comum que veículos alugados devam permanecer somente dentro de algumas cidades, ignorar essa regra pode gerar multas indesejadas.
Por falar em dinheiro, vale lembrar que a europa é uma região cara. Desse modo, é bem fácil acabar gastando mais do que tinha planejado. Além disso, o peso do euro só vai verdadeiramente mostrar sua força quando você voltar para a realidade do real no Brasil.
Lembre-se de pensar também na questão da estadia (caso a sua viagem não inclua). Sempre haverão opções de hotéis ou albergues com uma boa relação entre custo-benefício.
Faça todo o planejamento, mas não deixe de improvisar. Visite uma feira de rua, um bar ou uma praça. O grande diferencial da maioria das cidades da Europa é justamente a facilidade de guardar uma experiência diferenciada em cada esquina.
Também existem lugares que não vivem apenas do turismo, conhecer essas áreas mais próximas da realidade europeia é bem interessante.