Imagine uma rodovia cuja toda extensão é acompanhada por árvores, e vegetação geral, com mais de 100 anos de idade. Pois bem, esse lugar existe e está localizado na região norte da Irlanda.
Chamado de Dark Hedges, o lugar é exatamente essa descrição e é um dos pontos turísticos mais famosas do país. Algo curioso quando analisamos o fato de que se trata apenas de uma rodovia, de uma estrada.
É óbvio que o uso da Dark Hedge como locação para a série da HBO, Game of Thrones ajudou muito na popularização do lugar. Contudo, mesmo antes disso a aparência mística e a conexão com diversas lendas e mitologias irlandesas já faziam o lugar ter a sua gama de curiosos e de turistas.
Dentro da série, a estrada é usada como cenário para Kingsroad, o caminho oficial que leva até a cidade do rei. No mundo real, a avenida tem origem datada no século XVIII e originalmente, foi criada para impressionar os visitantes que se aproximavam da mansão georgiana Gracehill House.
Por ordem do proprietário da mansão, James Stuart, foram plantadas mais de 150 faias ao longo da estrada. O desenvolvimento levemente curvado desse tipo de árvore criou o aspecto misterioso e de ar místico no lugar.
Algumas décadas depois, um misterioso assassinato ocorreu na mansão e desde então foi relatado que o fantasma de uma mulher pode ser visto vagando pela estrada. O espírito nunca vai além de onde as árvores estão e alguns ainda dizem que receberam visões de morte desse ser.
Além disso, mesmo sem nenhuma relação direta com o processo de criação, a Darke Hedge encontra-se em uma região ligada à mitologia da Irlanda. Por séculos, o lugar era tido como um ponto onde o real encontra o sobrenatural e supostamente seria onde fadas e duendes podiam ser vistos com mais frequência.
Seja como for o lugar tem uma beleza natural pouco vista no mundo. Tanto que, o site Trip Advisor o classificou como um dos 12 lugares do mundo real que são dignos de serem chamados de “encantados”. A ideia da classificação era eleger lugares que não deviam nada às locações dos contos de fada.
O lugar ficou tão popular que desde 2004 a Irlanda o colocou sob estado de preservação e proteção especial, com direito a estudos constantes a respeito da saúde das árvores.
Ainda é possível transitar por lá normalmente, mas nem pense em fazer algo para danificar a estrada, solo ou fauna em geral.
Para quem se interessar,existem diversos hotéis em qualquer direção da Dark Hedge. Sem contar a própria mansão Gracehill House, que hoje tornou-se uma espécie de “Hotel Fazenda” para turistas