Você gosta de livros? Se a resposta for sim, talvez o melhor destino europeu para visitar esteja em Praga, na República Checa. Afinal, é lá que encontra-se o complexo literário Clementinum.
O lugar, que também é conhecida como a mais bela biblioteca do mundo, foi inaugurada em 1722 (o que explica o intricado estilo arquitetônico barroco) como parte de uma universidade jesuíta. Contudo, em 1775 começou a ganhar autonomia individual (ao invés de ser vista apenas como parte do instituto acadêmico).
A construção ocupa uma área impressionante de 2 hectares e é considerada um dos maiores complexos arquitetônicos da Europa. Por lá, encontram-se mais de 22 mil livros, dentre os mais diversos tipos, nacionalidades, estilos e idades.
Parte do charme do lugar vem, além do estilo barroco, dos afrescos internos criados pelo pintor Jan Hiebl. Tanto que em 2005, a biblioteca recebeu o prêmio Jikji da UNESCO (prêmio fornecido a lugares com grande valor histórico e artístico).
Outro ponto interessante ocorreu em 1781, quando o diretor Karel Rafael Ungar criou no local uma coleção com as mais importantes obras da literatura tcheca. Ela ficou conhecida como Biblioteca Nationalis e séculos mais tarde alguns dos títulos mais raros dessa seleção foram enviados para o Google (para que a empresa os integrasse ao Google Books)
Clementinum é um verdadeiro paraíso literário além de um verdadeiro acervo histórico da criatividade e conhecimento humano através dos anos. Fica próximo da Ponte Carlos é um dos principais pontos turísticos da cidade, no centro histórico de Praga. Vale a visita com absoluta certeza.