Pode parecer estranho pensar que pretendemos fazer uma listagem sobre pontes, mas essas construções podem ser magníficas e um verdadeiro ponto turístico para se visitar.

Pense que uma ponte pode conectar mais do que dois pontos ou costas, mas também dois povos, duas culturas, duas ideologias, dois países. Além disso, o peso histórico que algumas carregam falam muito mais do que vários museus espalhados pelo mundo.

Listamos aquelas 10 pontes que são obrigatórias em qualquer viagem para a Europa. Veja abaixo a primeira parte:

A Ponte de 25 de Abril, Lisboa - Portugal

Essa ponte suspensa conecta a capital do país até o município de Almada, na costa sudoeste do rio Tejo. Apesar do nome, foi inaugurada no dia 6 de agosto de 1966, e em 1999 uma linha de trem foi incluída para facilitar o transporte público.

Uma curiosidade é o quanto a ponte se parece com a Golden Gate de São Francisco, Estados Unidos, principalmente devido às cores. Com uma extensão total de 2.277m é a 23º maior ponte do mundo.

O nome é uma referência à Revolução dos Cravos, importante movimento político social que depôs o regime ditatorial em 1974. Antes disso, chamava-se Ponte Salazar.

A Ponte de 25 de Abril, Lisboa - Portugal

A Ponte da Torre, Londres - Reino Unido

Talvez a ponte mais famosa de toda a lista. Se tornou um dos principais emblemas de Londres e de todo o Reino Unido.

Foi inaugurada em 1894 e é uma combinação de ponte suspensa com ponte-báscula, posicionada sob o rio Tâmisa. Além de ser crucial para o tráfego da população londrina, a ponte já foi cenário de vários acontecimentos durante a história. Tanto é que por lá existe uma espécie de galeria coletiva expondo a história e eventos que ocorreram envolvendo a ponte.

A Ponte da Torre, Londres - Reino Unido

A Ponte Bastei, Lohmen - Alemanha

Se a ponte de Londres é a mais famosa, essa talvez seja a menos conhecida pela grande massa mundial.

Bastei é uma formação rochosa em formato de torre de quase 200m de altura. Fica sob o rio Elba, nas Montanhas de Arenito do Elba, Alemanha. Chega a alcançar 305m acima do nível do mar. A ponte em si existe há mais de 200 anos. Sua primeira versão foi feita de madeira  e foi construída para ligar vária rochas, facilitando o acesso. Esta primeira ponte foi substituída por outra de pedra em 1851.

Isso tudo porque o lugar está situado próximo a uma longa curva do Elba, a sudeste de Dresden e constitui o mais notável marco da região conhecida como Saxônia Suíça.

A Ponte Bastei, Lohmen - Alemanha

Viaduto de Millau, Creissels - França

Esse viaduto nada mais é do que uma ponte suspensa por cabos criada para facilitar a travessia do vale do rio Tarn, em Millau, França. É uma das pontes mais tecnológicas que existem e foi inaugurada em 2004.

Antes da sua construção, o tráfego de veículos entre Paris e Barcelona tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. Com a ponte, foi reduzido consideravelmente o custo e o tempo para transitar por esta rota.  

Viaduto de Millau, Creissels - França

A Ponte de Rialto, Veneza - Itália

Essa ponte é a mais antiga de toda Itália e também uma das quatro grandes pontes em arco da cidade de Veneza. Localizada sob o Grande Canal, ela foi formalmente a única ligação permanente entre seus dois lados até abrirem as restantes travessias.

A primeira versão da ponte foi inaugurada em 1181, mas ela passou por diversas reformulações, melhorias e até queimadas durante a história. Por isso, a bagagem que ela carrega é tão importante para os eventos da cidade de Veneza.

A versão atual foi inaugurada em 1591 e desde então é mantida intacta como um tipo de patrimônio cultural da cidade. Além disso, continua sendo muito importante para fazer as coisas funcionarem por lá. Segundo dados das autoridades locais, passam sob a ponte ao longo de 10 horas mais de 1.600 barcas, 700 táxis aquáticos e 200 gôndolas.

A Ponte de Rialto, Veneza - Itália