Por mais que existam monumentos e construções com presença forte e marcante, às vezes só mesmo a natureza para nos passar aquela sensação de deslumbramento.
Em alguns lugares, a pequena ajuda e preservação humana consegue deixar tudo milimetricamente esplêndido.
Separamos abaixo alguns dos mais incríveis e belos parques naturais espalhados pela Europa.
Parque Nacional Kalkalpen, Áustria
Considerado Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO, o Kalkalpen é um dos maiores ambientes ecológicos e a maior região florestal de toda a Europa central. É coberto por florestas virgens, desfiladeiros e riachos. Sem falar ao clima cheio de neblina que deixa tudo com um ar mais sereno.
Parque Nacional Trossachs, Escócia
Imagine um lugar cheio de vales, florestas e picos. Agora acrescente uma grande quantidade de fauna e flora. Por fim, diminua ao máximo o número de habitantes e pronto, você tem a região de Trossachs, na Escócia.
Por lá, ainda é possível visitar o maior lago do país, Loch Lomond, com quase 40 km de extensão e mais de 30 ilhas.
Parque Nacional Mercantour, França
Não importa se você prefere caminhar no verão ou esquiar no inverno, no Mercantour você pode fazer os dois. Esse parque também abriga o “Vale das Maravilhas”, patrimônio da humanidade e sítio arqueológico com mais de 30 mil gravuras rupestres.
Para fechar com chave de ouro, a região é composta com florestas de picos nevados, fauna, flora e paisagens raras.
Parque Nacional Oulanka, Finlândia
Famoso pelos seus passeios de trekking. Algumas caminhadas possuem até 12 km, como a Pieni Karhunkierros. A paisagem é uma combinação de elementos, como: florestas, rios e lagos, além de bancos de areia e vales.
Em algumas épocas do ano ainda é possível apreciar uma belíssima aurora boreal, devido a sua proximidade com o círculo ártico.
Parque Nacional Lahemaa, Estônia
O Lahemaa parece cenário de um clássico conto de fadas, com direito a pântanos, praias arenosas, florestas de pinheiros e rios límpidos.
Por ser fortemente protegido por diversas leis de preservação ambiental, o parque é praticamente intocado pelos humanos. Isso garante um ambiente bem mais natural e rústico.