Nós já falamos sobre filmes e músicas, agora vamos debater um pouco sobre outro tipo de arte. A literária.
O velho continente é um verdadeiro paraíso de autores e histórias. Por lá já tivemos grandes romances, mistérios, personagens e reviravoltas que nos fizeram querer cada vez mais. Sem falar em autores renomados que conquistaram muito mais do que a Europa.
Listamos abaixo 5 obras que possuem alguma ligação direta com a terra da rainha Elizabeth. Seja por seu autor ser europeu ou sua trama se passar em algum lugar de lá.
O tempo entre costuras
Autor: Maria Dueñas | Editora: Planeta
Na história, a jovem espanhola (e criada apenas pela mãe) Siri Quiroga, trabalha como costureira e vive uma vida bem simples. Com o casamento marcado, acaba se apaixonando por outro rapaz, fugindo com ele e abandonando a vida que tinha até então. Passa por situações complicadas até decidir voltar e recomeçar a sua vida, endividada e sem dinheiro algum.
Ambientado no tenso período em que a Europa estava em guerra, Maria Dueñas cria um livro cheio de reviravoltas, em uma história de recomeço e crescimento pessoal.
As intermitências da morte
Autor: José Saramago | Editora: Harcourt
E se a morte entrasse de greve? E se ela parasse de trabalhar? E se ela decidisse, de repente, que não ia mais levar ninguém daqui? Essa é a ideia principal do livro de José Saramago.
Em uma região do planeta, a partir do primeiro dia do ano, nenhuma pessoa morre mais. Nos primeiros dias, a alegria é geral, mas não morrer não significa não envelhecer, e, com o passar do tempo, as pessoas vão ficando cada vez mais velhas, seus corpos chegando a um ponto que não se aguentam mais, e a morte sem nunca chegar.
Isso cria um problema social grave, os asilos e hospitais ficam abarrotados de gente, as funerárias e agências de aposentadoria vão à falência, um caos generalizado.
O mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder | Editora: Companhia das Letras
Sofia recebe cartas misteriosas do exterior que lhe questionam a sua identidade e a origem do mundo. Pouco a pouco, ela fica intrigada com aquele remetente que parece conhecê-la mais do que ela mesma.
O romance mais famoso do escritor norueguês, no qual ele viaja com o leitor pela história da filosofia de maneira delicada e de fácil entendimento. O leitor é guiado em duas trajetórias, a de Sofia e a da Filosofia.
Serena
Autor: Ian McEwan | Editora: Companhia das Letras
Após Serena ingressar na faculdade, na década de 1970, começa a trabalhar no Serviço Secreto Britânico, o MI5, por influência de um professor com quem teve um relacionamento. Ela não espera, contudo, o quanto aquele universo vai afetar a sua vida pessoal.
Em geral, é um romance mais devagar que instiga o leitor ao passo que ele necessita cada vez mais conhecer a personagem principal que se mantém distante o tempo todo.
A insustentável leveza do ser
Autor: Milan Kundera | Editora: Companhia das Letras
Durante a Primavera de Praga, em 1968, quatro personagens lidam, cada um de sua forma, com as adversidades da vida, incluindo com o peso insustentável de viver e das escolhas que tomam.
O livro traz questões filosóficas profundas, como a existência humana, o amor, a compaixão, a leveza e o peso. O romance também é permeado pela revolta política da Tchecoslováquia e o clima de constante tensão no país serve de pano de fundo para a história.