Apesar de ser um país de porte pequeno, a Suíça possui grande relevância mundial devido a sua economia e desenvolvimento. Com aproximadamente 8 milhões de habitantes (bem menos que a cidade de São Paulo), é um país cheio de variedades e diferenças.
Em termos de relações internacionais, é uma nação que dificilmente se vê envolvida em grandes intrigas e não existe quem não tenha ouvido falar dos seus famosos chocolates e relógios, tidos como os melhores do mundo.
Algo que chama muito a atenção é a quantidade de curiosidades escondidas por lá. Listamos 5 delas para você conhecer.
1 país, 7 presidentes
A Suíça possui um sistema político de democracia direta que oferece a participação máxima dos cidadãos.
Sendo assim, o país é separado por 26 estados (chamados de cantões) e cada um deles é independente, ou seja, algumas regras e leis mudam de um cantão para o outro. Por esse motivo, o conselho federal do país é formado por 7 presidentes que se revezam.
1 país, 4 idiomas
No país há quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche, sem contar alguns dialetos.
O alemão, por exemplo, é falado por mais de 60% da população, mas de uma forma adaptada e com algumas diferenças de vocabulário e pronúncia. Na prática, é diferente do alemão falado na Alemanha. Tanto que muitos alemães chegam a ter dificuldades de entender os suíços.
1 país, vários moradores ilustres
Na atualidade, a Suíça é um país escolhido como residência de muitos famosos, como: Tina Turner, Sofia Loren, Shania Twain e Phil Collins.
Contudo, o local já serviu de moradia para muita gente famosa. Foi na capital Berna que Albert Einstein criou a Teoria da Relatividade. Charles Chaplin, Freddie Mercury, Audrey Hepburn e até o personagem Sherlock Holmes já moraram por algum tempo na Suíça.
1 país, muitas invenções
Todo mundo atribui o chocolate, relógio e o canivete como invenções suíças, mas além deles deles dois existem várias coisas que foram criadas no país:
-
Papel alumínio por Robert Victor Nehe
-
Papel celofane por Jacques E. Brandenberger
-
LSD por Albert Hofmann
-
Velcro por George de Mestral
-
Absinto (bebida alcoólica)
-
Creme Bepantol
-
Fonte helvética
-
Müsli, conhecida também como granola
1 país dentro de outro país
Liechtenstein é um pequeno país que fica bem na fronteira com a Suíça e a Áustria. É o único a estar totalmente nos Alpes e por isso considera-se que está “dentro” da Suíça.
A capital é Vaduz, a língua é o alemão e é um país constituído por uma Monarquia. Além disso, encontra-se na lista dos países mais ricos do mundo.