É normal que ao falar sobre Portugal nossa memória busque elementos de toda a história do nosso país. Nosso desenvolvimento perdurou interligado ao deles por muitos anos. Afinal, até nosso próprio idioma é uma prova e herança dessa relação.

Ainda assim, muitos esquecem que o tempo passou e hoje, Portugal é um país bem diferente do que os livros de história contam. Assim como qualquer outro destino europeu, possui belíssimos pontos turísticos e cidades para visitar.

Na capital Lisboa, existe uma incrível diversidade étnica e cultural. Isso fornece um estilo de vida todo único. Bairro Alto, Alfama, Belém e Chiado são todos bairros antigos e cheios de charme onde se pode ter um contato direto com as tradições portuguesas. Contraste direto com a zona do Parque das Nações, onde o moderno se faz presente e mostra o que é uma verdadeira metrópole.

Para quem quer fugir do óbvio, não indo direto até a capital, um boa opção é a cidade de Porto (também chamada de Invicta). A região é repleta de parques naturais (como o Parque Nacional da Peneda-Gerês) e montanhas que abrigam castelos e construções seculares que têm origem na Idade Média.

Vale citar que a cidade deu origem ao nome do país e é Patrimônio Mundial da Unesco. Isso graças ao Rio Douro, que depois de nascer na Espanha vai até Portugal antes de chegar ao mar aberto. É possível fazer passeios na beira do rio ou até mesmo de barco. Se estiver conferindo o rio aproveite e passe pela Ponte D. Luís, responsável para conectar a cidade de Porto e Vila Nova de Gaia.

Seguindo esse caminho ao norte, também é possível visitar cidades como Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Lamego, Chaves e Vila Real (já na fronteira com Espanha). Todas possuem patrimônios arquitetônicos e culturais que preservam a história da região, fora uma riquíssima gastronomia.

Para finalizar, deixamos um vídeo que dá uma amostra do que é possível encontrar no país que descobriu o Brasil.