O momento de viajar para a fora do país é, para muitos, uma experiência incrível. É comum ficarmos focados ao planejamento da viagem em si. Para onde ir? Qual lugar visitar? Qual roteiro de viagem participar?

Contudo, toda a preparação “pré viagem” é tão importante quanto, se não for até mais. Afinal, qualquer falta de atenção nisso pode acarretar dores de cabeça que só servem para atrapalhar a experiência turística.

Na Europa, as regras em relação a cada documento variam de acordo com muitos fatores. Quem faz parte da União Soviética e quem não faz, quem assinou determinado tratado e quem não assinou, dentre outros. Todos influenciam diretamente nessa documentação.  

Listamos abaixo, alguns pontos que valem atenção extra na preparação para viagens ao velho continente.

Passaporte

Para os países que assinaram o Tratado de Schengen (como a Suíça e a Alemanha), o passaporte precisa estar com validade mínima de 90 dias, a partir da data de retorno da viagem. Para os demais, a validade mínima é de 06 meses a partir da data de embarque.

Vistos

Casos de confusão com vistos na Europa são frequentes. Isso ocorre porque países que integram a União Europeia dispensam o visto de brasileiros a turismo. Contudo, nem todo país faz parte da UE, como a Suíça e a Inglaterra (que se retirou recentemente).

Para eles, é necessário pesquisar caso a caso e verificar a necessidade de visto. Isso torna-se importante em viagens que vão passar por vários países. O visto pode ser necessário em alguns e em outros não.

Locação de Automóveis

Para os que desejam realizar locação de automóveis é preciso possuir a IDL – International Driver’s License dentro da validade. Em alguns países, também é necessário comprovar a posse, dentro da validade, da CNH - Carteira Nacional de Habilitação.

Bagagens

Vários países europeus ficaram bem mais rígidos desde 2006. Atualmente, como norma de segurança, a grande maioria deles possuem restrições altas a respeito até de líquidos dentro dos aviões. Além disso, o peso e tamanho permitido também varia de acordo com cia aérea.

Falaremos com mais detalhes desse tema em um artigo futuro, mas em geral o critério exigido é de que as malas não podem ser maiores que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura). Para voos internacionais, são permitidas 2 malas de até 32kg (para serem despachadas) e 1 mala de mão de até 5kg. Já nos circuitos terrestres, é permitida uma mala em torno de 20kg e uma maleta de mão de até 5kg por pessoa.

Ainda assim, é muito importante sempre confirmar esses dados com seu agente de viagens (principalmente em caso de trechos internos que não estão inclusos no bilhete intercontinental), pois diversas cias aéreas estão adotando novas regras.