Um dos países que mais tem se destacado como destino costeiro, é sem dúvidas, a Croácia. Somente no verão, estima-se que o lugar receba cerca de 1000 cruzeiros turísticos, de todos as partes do mundo, em suas principais cidades litorâneas e em suas 1185 ilhas.

O interessante é perceber que o país atrai atenção tanto das pessoas que só querem se divertir com dinheiro contado, quando pelos que são bem mais endinheirados. Isso pode ser facilmente explicado pelo mar de água verde/azul-turquesa cristalina, cafés estilosos e boutiques das diversas "old towns".

Apesar do mar ser o grande cartão-postal da Croácia, o conjunto de lagos que forma o Parque Nacional de Plitvice Lakes merece seu devido mérito. Um Patrimônio Mundial da Unesco desde 79, devido a sua importância geológica e ecológica, o lugar possui mais de 20 mil hectares, é cercado por montanhas e está situado em uma floresta densa, com direito a espécies raras de aves, cervos, javalis e até ursos. Para completar, o lugar é repleto de lagos naturais com água cristalina que são interligados por mais de 70 cachoeiras belíssimas.

Parque Nacional de Plitvice Lakes

Parque Nacional de Plitvice Lakes

Já na culturalmente rica capital Zagreb, é possível se concentrar no conglomerado histórico do país. Isso inclui prédios históricos, igrejas, ruelas e monumentos. Junto da rica história, ainda existem modernos cafés, bares, festas, restaurantes e lojinhas. Uma boa mistura entre novo e antigo para todos os tipos de turistas.

Seja como for, em ambas é possível sentir um pouco do essa ex-nação da Iugoslávia, que se tornou uma das maiores potências turísticas do continente, tem a oferecer