O cinema é responsável por nos fazer viajar sem sair de casa. Através dos filmes, conhecemos lugares incríveis. Seja pela beleza, magnitude, arquitetura ou é claro, pelas histórias que nos fazem desejar vivenciar tudo aquilo.
Se tem um lugar que Hollywood adora, esse lugar é a Europa! Grandes clássicos do cinema têm sua trama situada no continente da rainha. Não é de se estranhar, que muitas pessoas montam roteiros de viagem inteiramente dedicados a visitar os locais dos seus filmes favoritos!
De acordo com Elvira Marcos Salazar, vice-presidente da Comissão Europeia de Turismo no Brasil: “Pelas distâncias curtas é possível conhecer vários países e culturas em poucas horas e até minutos. A Europa é uma grande inspiração para muitos cineastas por suas belas paisagens tão diversas."
Listamos abaixo, algumas obras cinematográficas e os lugares que elas apresentam. Todos podem ser facilmente visitadas por quem pretende atravessar o oceano em alguma viagem.
Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen)
Nesse premiado filme, fazemos um passeio bem completo pela capital da Espanha. As ruas, arquitetura e lugares são tão presentes que é como se a cidade fosse um personagem próprio.
O destaque vai para o restaurante Quatre Gats, onde o trio protagonista se conhece na história. Na vida real, o local era frequentado por Gaudi e Picasso.
Na verdade, Allen também pode ser usado como referência para diversos outras visitas. O diretor usou cidades européias em diversos filmes como: "Meia-noite em Paris", "Para Roma com amor" e "Todos dizem eu te amo".
Antes do amanhecer (Richard Linklater)
Existe um boato de que a história da película é baseada em uma experiência real do próprio diretor, que passou alguns dias com uma moça que conheceu em um trem para Viena.
Seja como for, assim como os personagens da história, tente passar um tempo na Maria-Theresien-Platz, umas das mais belas e românticas praças da cidade. O museu Albertina Palais, visto no filme, também vale a visita.
Moulin Rouge (Baz Luhrmann)
O filme, que redefiniu o gênero musical no cinema moderno, tem sua narrativa de amor proibido acontecendo dentro do icônico cabaré Moulin Rouge.
O edifício foi construído em 1889, na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, em Paris. O edifício é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boémia da cidade. Atualmente você pode visitar e conferir um dos diversos espetáculos referenciando a Belle Époque da França.
Tudo bem que alguns dos cenários mostrados no filme receberam uma boa dose de licença poética, mas muito do que se viu existe de verdade. Incluindo o grande moinho vermelho no terraço.