Posso começar esse texto fazendo um interessante paralelo entre a cidade de Porto e a origem do país. Isso porque, historicamente foi lá que a sociedade portuguesa teve seu início, tanto é que o próprio nome Portugal é derivado do primeiro nome da cidade: Portus Cale.
Porto é a segunda cidade mais populosa do país, atrás apenas da capital Lisboa, e ainda assim, é considerado como uma região interiorana. Isso acontece, em especial, pela localização geográfica (bem ao norte) e pela importância histórica da cidade. Os primeiros registros da cidade estão datados do ano 417, quando a passagem era obrigatória para comerciantes, já que o porto do país se encontrava lá.
Hoje, a cidade é considerada um patrimônio mundial pela UNESCO, além de possuir grande preservação de cultura local, desde a arquitetura até a culinária. Um dos produtos mais famosos é o vinho típico de Porto, que é comercializado mundo afora.
Para aqueles que pretendem viajar até a cidade, o leque de opções para visitar é bem grande. A grande maioria com um tremendo peso histórico para o país e até para a Europa.
Como já havíamos citado antes, a Ponte D. Luís I foi construída sobre o Rio Douro e liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
Nas margens do Rio Douro também dá para visitar a Ribeira. Esse Patrimônio Histórico pela UNESCO manteve ligação comercial através do rio e proporcionou o crescimento e desenvolvimento da cidade. Hoje, possui uma grande variedade de restaurantes em toda a sua extensão.
Se você deseja uma vista mais ampla, a dica é o Mosteiro da Serra do Pilar bem no topo da serra de mesmo nome. Nesse lugar é possível ter uma visão privilegiada de toda a cidade.
Para quem quer fazer algumas compras, não deixe de visitar a Feira da Vandoma aos sábados pela manhã. Lá você vai encontrar qualquer tipo de produto usado. Esta é uma das feiras mais conhecidas da região e sempre fica lotada. Vale a visita mesmo que apenas para olhar.
Porto também possui uma culinária muito regional que merece ser degustada. Sem dúvidas, a recomendação é para a famosa “Francesinha”. Esse prato típico é preparado com linguiça, salsicha, fiambre, presunto, bife de vaca ou lombo de porco assado e fatiado. O toque especial fica com o molho feito à base de tomate e cerveja.
Por fim, vale ressaltar que a cidade tem uma personalidade única em todas as suas ruas e construções. É o tipo de lugar onde cada tijolo possui uma longa história para te contar. Uma fantástica sugestão para fugir de destinos óbvios!